Pesquisa recente divulgada pelo Facebook IQ mostrou as principais transformações que a pandemia do corona vírus trouxe no comportamento do consumidor em 2021.
Sharing Mania – Transformação no comportamento
“O que hj é um produto, um dia será um serviço”
Exemplos:
Aluguel de roupas. Loja de departamento inglesa Selfridges aluga roupas de 40 marcas diferentes por um período de 4 a 20 dias.
Já o Turbi br é um aplicativo de aluguel de carros por hora e o carros podem ser retirados em vários pontos da cidade.
A Unilever instalou lavanderias em condomínios pay per use, com agendamento e pagamento via aplicativo. Detalhe: Não precisa comprar sabão nem amaciante.
Era do DIY: faça vc mesmo
It yourself
A pandemia trouxe o isolamento e a necessidade de um novo hobby para ocupar o tempo e a mente. Ao mesmo tempo também gera economia e se entrega a tendência de customização.
O conceito do Faça Você Mesmo também carrega o senso de utilidade na vida das pessoas ao criarem suas próprias coisas. Essa ideia vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando também houve o isolamento social.
Além disso, as empresas apostam na relação com o produto, um vínculo emocional que faz com que aquilo não seja jogado fora.
Exemplos:
A Comunidade open-source Hectar Hydroponics – Imperial College of London junto com a Huawei – incentiva a criação de sistemas hidropônicos em casa para consumo de hortaliças.
A ArkDeFo na Escócia comercializa o slow fashion para crianças com a customização de roupas em casa.
Já The Market apostou na assinatura de alimentos com receita em um box de alimentos frescos para fazer em casa.
A empresa de móveis customizados Movêu vende móveis modulares para o encaixe de peças de maneira fácil e prática.
Fogo, o medo de sair de casa
Outro reflexo da pandemia que acelerou o crescimento de compras online foi o medo de sair de casa unido a conveniência criado junto com o novo hábito.
Exemplo:
A Coca-Cola americana desenvolveu uma máquina sem contato nenhum que funciona por qrcode.
A Volkswagen vem investindo pesado em realidade virtual para apresentar os carros sem que a pessoa precise se descolar até a concessionária.
Super produtos
Maior vida útil e que atenda mais de um propósito
Assim como os móveis modulares que tem diferentes funções em espaços pequenos, os super produtos vem com o objetivo de trazer funcionalidade e longa duração.
Outro objetivo é o impacto do produto no meio ambiente, pois com maior resistência e longevidade, consequentemente há uma diminuição do consumo.
Exemplos:
A American Eagle aposta em roupas com menor impacto e maior durabilidade, o que reflete no valor do produto, é claro.
Porém, segundo pesquisas, os consumidores estão dispostos a pagar um valor maior em produtos que sabem que irão durar mais tempo.
A Staxxiom trabalha com móveis dentro da lógica modular com várias funções.
Mais por menos
A pandemia pesou no bolso
O ultimo e mais óbvio reflexo da pandemia foi a perda de faturamento que levou a maioria das pessoas a buscar formas de economia, seja por alternativas em relação a marcas, o adiamento ou a desistência da compra.
Exemplo:
O retorno das compras coletivas como a Facily, onde a união de vários compradores derruba o valor do produto.