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Agência de Marketing Digital

COMO TER UM ECOMMERCE DE SUCESSO?

Você investiu em uma loja virtual e não sabe o que fazer para começar a vender? A resposta é simples e vamos te ensinar o passo-a-passo para conseguir alavancar o seu e-commerce:

O Marketing Digital

Neste texto traremos as principais estratégias de ações que devem compor um plano de Marketing Digital eficaz.

SEO

A otimização para mecanismos de busca, ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de melhorar seu posicionamento nos resultados orgânicos gratuitos dos mecanismos de busca do Google.

Diferentemente dos anúncios pagos, o SEO é uma estratégia de médio à longo prazo, pois você precisa que o Google encontre seu site, avalie que você é relevante para seu setor e dê uma posição menor ou maior.

A otimização para o Google depende da indexação da sua página pelo robô do mesmo e isso demora cerca de 3 meses. Antes disso, você poderá adotar o Google Adwords como estratégia e pagar pelos anúncios. Falaremos sobre este assunto mais adiante.

Ainda existe a possibilidade de sua página não ser rankeada, mas existem algumas estratégias para que isto não ocorra:

Construa um blog para o seu ecommerce

As pessoas buscam por informação antes de realizar a suas compras. Se a resposta da pergunta do usuário estiver no seu site, então sua empresa ganhará pontos em credibilidade, e provavelmente, este usuário se tornará seu cliente.

Um ecommerce que vende produtos para o carnaval, por exemplo, e possui um blog em que fala de escolas de samba, da valorização da cultura carnavalesca e suas fantasias. Ao final de cada post, há links para produtos que tenham a ver com aquele assunto.

A qualidade do conteúdo é o fator medido pelo Google para indexar uma página. Algoritmos avançados com inteligência artificial conseguem identificar se o seu conteúdo possui relevância para alguém que busca por um determinado assunto e se esse texto é original.

A estrutura do seu site para encontrar cada página será avaliada para considerar sua relevância para os visitantes.

A otimização deverá ser feita através dos seguintes pontos principais:

URL da página

O seu site precisa ser amigáve, as urls não pode ter aqueles números e letras, que ninguém sabe o que significam. E é muito importante que contenha sua palavra-chave principal.
Errado: https://egency.com.br/?cat_id=54
Correto: https://egency.com.br/marketing-de-conteudo-persona/

Título e meta description

Todas as página do seu site precisam ter um título e uma meta description com a palavra-chave principal que você deseja que está página seja encontrada.
O título é o principal fator que o Google considera ao exibir os resultados de uma busca, portanto use palavras de intenção de compra.
Por exemplo, se sua loja tem uma categoria de roupas infantis coloque no título “Roupas Infantis – Compre aqui” ou “Compre Roupas Infantis”, assim quando alguém usar a palavra-chave “comprar roupas infantis” será mais fácil você ter uma boa posição pois seu título contém todas as palavras-chave buscadas.
Ah! E não se esqueça de usar a palavraa-chave também na descrição.

Responsividade

Você gosta de sites que não se adaptam a tela do seu celular? Pois é! O Google também não! Sua loja virtual tem que ser apresentável e disponível para todos os tipos de dispositivos. O Google também analisa esse fator na hora de classificar suas páginas;

Velocidade

As pessoas costumam abandonar seu site se ele demorar muito para carregar. Por isso, seu site deve ter velocidade no carregamento da home page.

Estrutura de informação

Aqui entra a ideia dos 3 cliques: o usuário não pode dar mais que 3 cliques para chegar onde deseja. Sempre deverá haver formas de ligação entre todas as páginas.

Por exemplo, se você é dono de uma sapataria unissex e uma cliente está a procura de “tênis”, separe suas categorias pensando nos cliques da sua cliente até chegar nesse produto:

1º clique na home;
2º clique na categoria de calçados femininos;
3º clique na subcategoria de tênis.

Design

O design do site pode ajudar na sua otimização de buscas, pois, se suas páginas forem agradáveis, os usuários ficarão mais tempo no seu site. Sem contar que um bom design influencia bastante nas vendas do seu ecommerce;

Links internos

Use links nas suas postagens encaminhando o leitor para outros conteúdos do seu site. Em uma empresa de roupas, por exemplo, o tema Coleção Outono-Inverno, virá com os links dos produtos relacionados a venda no final da página;

Uso das palavras-chave

Faça uma pesquisa sobre quais palavras-chave as pessoas usam para encontrar o que desejam e as use nas descrições dos seus produtos. Assim será mais fácil ser encontrado e também criará uma descrição assertiva do seu produto.

Mídias sociais

O primeiro passo é entender em quais mídias sociais a sua persona se encontra e começar a se comunicar por lá.

Outro ponto importante é que cada dia as mídias sociais diminuem o seu alcance orgânico. Em outras palavras, cada vez menos pessoas veem suas postagens sem que você tenha que desembolsar algum dinheiro.

Você continua conseguindo impactar pessoas de forma gratuita, porém você vai ter mais trabalho pois terá que manter uma frequência alta de postagens e ter mais seguidores.

Realizar campanhas pagas é arriscado?

Sim! Existe sempre a possibilidade do seu retorno ser menor do que o valor investido. Mas, se você entende o público que melhor reage à seus anúncios, ter campanhas rodando se torna um mecanismo essencial para o crescimento do seu ecommerce.

Comece sempre com um pequeno investimento sem expectativa de receita no primeiro momento. Uma vez que você encontrar os padrões entre segmentação do público e texto/imagem do anúncio, você aumenta seu investimento.

Conheça as ferramentas onde se pode fazer campanhas pagas

Facebook Ads: serve tanto para o Instagram quanto para o Facebook. Como benefício você aumenta sua base de fãs, direciona seu cliente para produtos na loja virtual, divulga promoções, conteúdos, engaja publicações, entre outros;
Google AdWords: se você quer anunciar no YouTube será por meio dessa ferramenta;
Twitter Ads: aqui você pode promover suas publicações, sua própria conta para conquistar seguidores ou um determinado assunto para aparecer no Trending Topics.

Google Adwords

Onde as pessoas pesquisam antes de comprar? No Google! Então é pra lá que vão a maior parte dos investimentos de marketing, já que proporciona um alcance grande e imediato, gerando mais tráfego para o seu site e ótimos resultados em curto prazo.

Tipos de campanhas:

Campanha de Rede de Pesquisa

Exibe anúncios nas páginas de resultados do Google ou em redes de pesquisa parceiras do buscador.

Esse tipo de campanha funciona como uma espécie de leilão: você diz ao Google qual palavra-chave quer “comprar” e quanto você quer gastar nela.

Por exemplo, imagine que você tem um ecommerce de moda praia e você sabe que quem quer comprar biquíni vai ao Google e busca por “comprar biquini”, (sem acento). Sabendo disso, você vai ao AdWords e diz que seu anúncio aparecerá sempre que alguém digitar essa palavra-chave exata e que quer pagar R$ 1,50 por cada vez que alguém clicar em seu anúncio.

Dependendo do valor do lance que você der e de alguns outros fatores, o Google vai exibir seu anúncio mais para cima ou mais para baixo.

Campanha de Rede de Display

Exibe anúncios em milhares de sites e blogs parceiros do Google.

A ideia aqui é tentar entender por onde seu público navega e criar banners que apareçam em locais estratégicos.

Se você vende emagrecedores, talvez uma parte do seu público seja de pessoas que fazem dieta lowcarb que pegam receitas no blog da Mimis, logo seria uma ótima oportunidade ter banners seus neste blog.

Custo de investimento

Primeiro você define um orçamento diário que deseja gastar. Depois você escolhe como pagar o Google. Existem os seguintes modelos de cobrança:

CPC (Custo por Clique): você paga toda vez que alguém clicar no seu anúncio. Se a pessoa clicar seguidamente as repetições não são cobradas.

CPM (Custo por Mil): valor cobrado a cada mil impressões de banners. Exclusivo para Rede de Display;

CPA (Custo por Aquisição): valor cobrado por conversão em venda.

Se você configurar um gasto diário de 20 reais e o lance for de 2, depois de 10 cliques seu anúncio deixará de aparecer nos resultados de busca, voltando no outro dia.

Dessa forma, você deve monitorar as palavras-chaves e gerenciar o valor do lance, para que as palavras que trazem resultado continuem aparecendo.

Remarketing

O remarketing, ou retargeting, faz com que o usuário, que entrou em seu produto e não comprou, continue visualizando o anúncio e que sua vontade de comprar não caia no esquecimento.

Você pode aplicar esta estratégia usando o Google Adwords, aparecendo em sites parceiros do Google, ou Facebook, aparecendo dentro da rede social enquanto seu visitante navega por lá.

Email Marketing

O e-mail marketing é uma das melhores estratégias, desde que você não faça SPAM. Não compre lista de e-mail, esta prática pode levá-lo para uma black list.

Busque maneiras de capturar e-mail dos seus clientes, pois se esses usuários te entregarem seu e-mail, significa que ele está interessado no que você está ofertando. Algumas táticas para conseguir isso são formulários com iscas de materiais e conteúdo relevante.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo ajuda o seu negócio criar autoridade de mercado, que faz com que você tenha um diferencial quando comparado com seus concorrentes, pois se dedica a disponibilizar gratuitamente informações que ajudarão seus clientes a tomarem as melhores decisões;

Com um conteúdo de qualidade você terá mais chances de indexar organicamente na primeira página do Google. Não basta ter diversas palavras-chave soltas pelo seu site. Um conteúdo bom usa palavras-chave de forma inteligente e com valor para quem pesquisa. Os clientes virão até você de forma gratuita e orgânica, com visitas recorrentes e grande potencial de compra;

Você deverá identificar quais são as dores das suas personas e o que elas procuram na internet para resolver essa dor. Por exemplo, uma pessoa que está precisando de uma bike e aprecia muito fazer trilhas pode querer saber quais são os melhores locais para esse fim;
Uma vez identificado o tipo de conteúdo que sua persona procura, você vai criá-lo dando o melhor conteúdo que pode existir. No exemplo acima, podemos criar posts em nosso blog com mapas das melhores trilhas;
Você precisa divulgar seus canais de conteúdo para que cada vez mais pessoas vejam que você é expert no assunto e você tenha cada vez mais autoridade. Quanto mais autoridade, mais as pessoas confiam em você e mais se sentem seguras para comprar;

Inbound Marketing

O marketing de atração, trabalha com o funil de vendas transformando visitantes em leads, leasd em oportunidades e oportunidades em clientes, as conversões sem baseiam na nutrição dos leads através de conteúdo, educando-os, até que estejam aptos a virarem clientes.

Atração

A primeira fase, de Atração, visa criar personas, a personificação dos clientes ideais, ou seja, fictícios e criar conteúdo para que este o consuma e, assim, estabeleça um relacionamento com a sua empresa. As principais ferramentas para esta fase são Blog, Redes Sociais e e-mail marketing com conteúdos para diferentes personas e diferentes fases de compra (Topo, Meio e Fundo do Funil);

Conversão

Virar lead através de uma isca que você oferecerá, significa que o usuário irá preencher um formulário para ganhar algo e passará a constar do seu cadastro segmentado.
O que seria uma isca?
Um cupom de desconto, ganhar um e-book ensinando algo interessante para este usuário, checklists, manuais, vídeos, consultorias.

Relacionamento

Nutra o seu lead com informações relevantes para ele. Esse relacionamento trará credibilidade para a sua empresa, da qual ele comprará quando chegar o momento.

Temas que tratam da resolução de problemas são essenciais para sanar todas as dúvidas, antes de conteúdos sobre oferta de produtos e serviços.

Quando o lead começar a buscar temas relacionados a compra, tenha uma equipe comercial pronta para abordá-lo.

Venda

O conteúdo de venda trata, é óbvio, das características do seu produto. Se você vende sapatos, comece a falar dos sapatos que são do interesse do seu lead. Se você vende vestidos, comece a falar dos vestidos que você lançará na próxima coleção de verão.

Para ter mais eficiência nesse ponto você precisa segmentar seus Leads com base nas preferências dele. Se eles chegaram até você por meio de um conteúdo sobre sapatos de salto, ofereça apenas de salto alto, e não uma sapatilha.

Resultados

A mensuração de dados em tempo real e o poder de alterá-los a qualquer momento, são, sem dúvida, trunfos do marketing digital.

Analise sua campanha com frequência, fazendo um controle de ações e de investimentos. Você pode avaliar alguns indicadores, tais como quantidade de leads, conversão de leads, quantas visitas geraram vendas, ticket médio de compra no seu site.

Coloque todas estratégias em prática e verá resultados nas suas vendas! Espero que este conteúdo possa ajudar sua empresa a gerar mais negócios através do Marketing Digital.

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