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Agência de Marketing Digital

Pode postar conteúdos políticos nas redes?

Pode sim. Só tenha cuidado em divulgar resultados de pesquisas não-registradas ou enquetes de redes sociais sobre intenção de voto.

Apesar da legislação autorizar a realização dessas enquetes nesse período, a divulgação pública dos resultados pode gerar problemas. Além de, é claro, não adiantar nada, afinal, ninguém está ligando para voto/candidato agora.

Concentre-se em fazer e postar conteúdos sobre você e sua cidade. Esqueça eleição e votos. Preocupe-se em mostrar aquilo que você tem de bom.

Vale a pena fazer transmissão ao vivo?

Vale a pena sim, mas como tudo na comunicação, não se trata de algo trivial, que deve ser feito todos os dias, para todos os momentos e sobre qualquer tema. Primeiro, porque vai gastar munição e segundo, porque não vai ser novidade, perdendo relevância, que é o foco nas redes sociais.

Quem deseja fazer relatos em tempo real de eventos e agendas pode utilizar os Stories do Facebook e Instagram para isso.

Com tantas dúvidas, Lucas Pimenta separou 3 itens a serem checados para fazer uma boa transmissão ao vivo de um candidato para fortalecer sua comunicação com os eleitores:

1) Tenha, no mínimo, um pré-roteiro

Antes de fazer a live, o candidato precisa saber sobre o que quer falar, a pauta ou as pautas, qual será o norte do que vai falar, o posicionamento adotado e de preferência, quais palavras usar ou não usar para a transmissão ao vivo não ser utilizada contra ele.

2) Do nada não!

O ideal é que as lives tenham periodicidade, até mesmo para formação de audiência. Ou seja, que as transmissões ao vivo aconteçam nos mesmos dias e horários sempre. Melhor ainda se houver espaços regulares entre uma live e outra. Mais de uma live por dia, só em caso de guerra mundial.

Outra ação indispensável é esquentar o público para a live. Por mais que o Facebook avise os seguidores quando uma página está fazendo uma transmissão ao vivo, o ideal é anunciar com antecedência sobre data e horário. Se possível, até sobre o tema para atrair mais interessados no assunto.

Se não der para avisar com antecedência, o ideal é não iniciar a live em si assim que iniciar a transmissão. Deixe o Facebook enviar a notificação, “enrole” no início da live para que outras pessoas possam entrar e aí sim, fale sobre a pauta ou tema.

As pessoas não costumam continuar em transmissões ao vivo que já perderam parte do que está sendo tratado.

3) Sem estrutura, sem live

Transmissões ao vivo feitas com conexões de internet de baixa velocidade tendem a cair muito e as quedas de transmissão tiram a atenção e o interesse da audiência.

Baixa qualidade ou baixo orçamento também não significa sem luz, onde não é possível sequer enxergar o candidato. Como lives granulam mais a imagem, que perde qualidade, uma boa luz é indispensável. Pelo menos, o público merece saber quem está falando do outro lado.

Fonte: https://lucaspimenta.me/eleicoes-2020-vale-a-pena-fazer-transmissao-ao-vivo/

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