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Agência de Marketing Digital

a importância de desenvolver um aplicativo para seu negócio

Saiba agora mesmo a importância de desenvolver um aplicativo para seu negócio!

O mundo em que vivemos e a forma como interagimos com tudo o que nos rodeia, mudaram drasticamente após o lançamento do primeiro Iphone, em 2007. De lá para cá, o uso dos dispositivos e das aplicações móveis e sua relevância no dia a dia das pessoas está mais evidente do que nunca.

Mas você deve estar se perguntando porquê é importante a criação de um aplicativo para o seu negócio, certo? Se você realmente quiser saber, continue a leitura e veja 4 motivos para desenvolver aplicativo para sua empresa. Está pronto?

1. Complemente a presença em desktop com o mobile

Pare por um momento e pense em como eram as coisas até bem pouco tempo atrás. Certamente, você vai se lembrar que as pessoas recorriam aos desktops para fazer pesquisas, acessar bate-papos online ou realizar outras atividades que exigiam conexão com a internet — que, por sinal, não era lá essas coisas.

No entanto, a internet evoluiu, e com ela veio a globalização que incentivou a queda nos preços de produtos tecnológicos. E, ao mesmo tempo, cresceu a necessidade das pessoas por informação em tempo real.

Entenda que, nos dias de hoje, é quase que impossível viver sem estar conectado à internet. O poder dessa ferramenta possibilita uma série de facilidades que, até pouco tempo atrás, eram inimagináveis, e seus benefícios podem ser aproveitados em praticamente qualquer situação.

Como consequência disso tudo, o celular deixou de ser um objeto de desejo e passou a ser uma necessidade para as pessoas. E isso é reforçado por dados:

  • Ibope: uma pesquisa apontou que as pessoas hoje passam mais tempo conectadas ao celular do que na frente de um computador.
  • IBGE: um estudo similar mostrou que o uso de smartphones para navegar na internet ultrapassou a utilização de desktops: queda de 88,4% na utilização de desktops, em 2013. Por outro lado, o celular é utilizado por 92,5% das casas no nordeste do Brasil para acessar a internet.
  • IBGE: de 2005 até 2016 houve um aumento de 142% no número de crianças de 10 anos que têm celular;
  • o uso de redes 3G e 4G é rotina em 62,8% das casas que acessam internet no Brasil.

Portanto, se a sua empresa já investe na presença em desktops, esses números mostram que é chegada a hora de evoluir e oferecer também um aplicativo próprio aos seus clientes.

2. Marketing On-the-fly: tenha aprimoramentos constantes

Um aplicativo bem desenvolvido permite que seu público acesse o seu negócio a partir de qualquer hora ou qualquer lugar. A possibilidade do aprimoramento, da usabilidade e a inserção de novas funcionalidades contribui para o aumento de sua utilização, evitando que o app seja esquecido ou até mesmo excluído.

Ainda, é possível desenvolver um aplicativo que possibilite a navegação pelos produtos e/ou serviços da sua empresa — mesmo quando o usuário estiver offline. Esse recurso gera conveniência e não está disponível de outra forma, o que pode ser um diferencial.

3. Research On-the-fly: receba informações dinâmicas

Com um aplicativo móvel inteligente, você tem acesso a informações muito valiosas sobre os seus consumidores: dados de localização, contatos, números de telefone, amigos e seguidores nas redes sociais são alguns dos exemplos.

Essas informações facilitam a comunicação com seu público e podem, inclusive, dar pistas sobre a necessidade dos seus potenciais clientes, por exemplo.

Portanto, aqui você acaba tendo uma visão mais abrangente sobre o comportamento dos compradores — algo improvável de conseguir apenas com o site mobile.

4. Seja importante para o seu cliente

O celular é um objeto muito pessoal e valioso para as pessoas — basta ver o medo que a maioria de nós tem de perdê-lo. Isso porque é ali que salvamos nossas fotos e vídeos favoritos (e confidenciais), mantemos contato com outras pessoas e agregamos todos os itens que podem trazer praticidade ao nosso dia a dia.

Desse modo, quando alguém faz download do seu aplicativo, isso significa que ele enxergou valor na sua empresa e encontrou possíveis soluções para o seu problema. Logo, ele pode ser considerado um forte lead.

Nesse sentido, não ter um app do seu negócio é o mesmo que abrir mão de oportunidades.

5. Fique próximo dos seus clientes

Sua relação com os clientes se torna mais íntima quando eles interagem com sua empresa por meio de um aplicativo.

Ao disponibilizar um app, você permite que os clientes se aproximem do seu negócio e, consequentemente, incentiva a troca de experiência entre as partes.

Enquanto o site é o ambiente no qual as pessoas consultam informações, o aplicativo é um sistema que permite que eles interajam com sua empresa. Essa interação naturalmente fortalecerá sua marca perante os consumidores.

Compreenda que, para se tornar mais próximo dos clientes, é preciso se tornar mais útil, e é exatamente isso que um aplicativo pode proporcionar.

A empresa deve encontrar uma forma de estimular seu relacionamento com o público se realmente deseja se destacar.

6. Retenha mais clientes

Além de fazer com que as pessoas se aproximem da sua marca, um aplicativo ainda aumenta a retenção dos clientes.

Para você ter uma ideia, os estudos apontam que o brasileiro gasta mais de três horas e meia por dia conectado ao seu dispositivo móvel. Embora alguns aplicativos sejam responsáveis por esse consumo total, isso não exclui o fato de que as pessoas têm tempo livre para navegar pelos apps e, da mesma forma, conhecer e alternar para novas opções.

Se o aplicativo da sua empresa estiver acessível ao seu cliente, ele poderá ser baixado e, consequentemente, acessado por vários minutos ou horas ao longo do dia.

Assim, você vencerá a disputa por atenção que é travada todos os dias com os inúmeros anúncios que impactam o seu cliente. A partir disso, será estabelecida uma conexão próxima e duradoura entre a empresa e o usuário do aplicativo — ou seja, o seu cliente estará a apenas um clique de distância do seu negócio!

7. Forneça informações e dados exclusivos

Por se tratar de um canal muito mais intimista de informações, o aplicativo permite que você forneça informações e dados exclusivos para o seu cliente.

Um exemplo disso é a disponibilização, de forma prática, por meio do aplicativo, do seu sistema de fidelização e incentivos convencional. Ou seja, você substitui o ultrapassado cartão de pontos impresso por um ambiente dentro do aplicativo no qual os clientes podem acompanhar os bônus e recompensas. Como resultado dessa ação, as pessoas vão baixar cada vez mais o seu app!

8. Ofereça conteúdo na palma da mão do seu cliente

A sua empresa publicou um novo artigo no blog? Atualizou as redes sociais? Fez um novo evento e quer divulgar as fotos? Saiu em algum veículo de comunicação? Pois saiba que um aplicativo é uma excelente maneira de contar essas novidades para o seu cliente.

De fato, o app permite o acesso direto ao conteúdo e faz com que o usuário fique por dentro das informações relacionados ao seu negócio. Para isso, basta que você os notifique no app!

9. Melhore a qualidade dos seus produtos ou serviços

O aplicativo do seu negócio permite que você desenvolva um canal de sugestões para saber a opinião do cliente a respeito da sua empresa, produtos ou serviços.

Assim, a cada vez que um cliente acessar esse canal direto para enviar um feedback, você pode usar a informação fornecida para melhorar a sua empresa como todo e oferecer uma melhor experiência a ele dá próxima vez.

Tenha em mente que essa estratégia mostra o comprometimento da sua empresa com a melhoria contínua e com a satisfação do cliente — que passa a confiar cada vez mais no seu negócio.

10. Cloud Sales: aumente as suas vendas

Você faz um esforço tremendo para vender mais e melhorar os resultados da sua empresa, certo? Pois bem, mas você sabia que o número de vendas (do total de toda internet) realizadas por meio das aplicações para dispositivos móveis é cada vez maior?

Levando em consideração essa informação, não há nada melhor do que desenvolver um aplicativo que sirva coma a vitrine do seu negócio e que facilite os processos de compra ou acompanhamento dos serviços.

O site mobile — mesmo que responsivo — não proporciona uma boa experiência ao usuário quando o assunto é comprar ou vender. Faça o teste com os grandes players do e-commerce e veja a enorme diferença entre a experiência de navegação por meio do computador e do smartphone.

Você verá o quão desagradável é a interação com uma loja virtual por meio de um dispositivo móvel, e verá que, logo ao abrir o site da empresa, a mesma lhe orientará a baixar seu aplicativo.

Todas as grandes companhias já possuem essa ferramenta, mas a vantagem é que essa solução móvel está disponível para organizações de todos os portes!

Sem contar que os desenvolvedores de apps fornecem uma estrutura de gestão e armazenamento em nuvem, o que reduz consideravelmente os custos operacionais relacionadas às vendas.

11. Saia na frente do seu concorrente

Se você fizer uma pesquisa por micro e pequenas empresas que atuam no mesmo nicho de mercado (seja na vizinhança ou em outras praças), verá que poucas delas investem em um aplicativo para o negócio.

Isso é um motivo para a sua empresa dar um salto à frente dos concorrentes e, assim, ganhar destaque aos olhos do cliente. E o resultado disso é que você ficará por cima, nessa acirrada competição pelo mercado.

12. Construa uma comunidade em torno da sua marca

Por fim, um aplicativo próprio pode fortalecer a sua marca. Isso porque ele é dinâmico e permite que você dê a ele a cara da sua empresa — que pode ser tradicional, informativo, chocante ou funcional. Assim, ao acessar o app, o cliente identificará os valores e conceitos da sua empresa — claro que, para isso, o projeto precisa ser bem planejado e executado.

Além disso, o aplicativo cria uma comunidade de clientes que se envolvem com a sua marca e, dessa forma, ficarão inclinados a comprar o seu produto, serviço ou lançamento mais cedo — afinal, eles já conhecem e confiam na sua empresa.

Você já sabe o que seu aplicativo precisa conter?

Para entrar no mundo das aplicações móveis e ter resultado, é preciso, primeiramente, pensar de modo estratégico. De nada adiantará desenvolver um aplicativo apenas por obrigação. Estabeleça propósitos e tenha em mente um objetivo bem definido.

Seja qual for seu ramo de atividade, é muito provável que você encontre uma forma de elevar o lucro do seu negócio com a utilização de um app. As opções podem ser diversas: desde gerar vendas ou prospects até criar uma facilidade aos seus clientes que possa impactar no valor e reconhecimento de sua marca.

Lembre-se, é importante oferecer uma usabilidade agradável e segura. Uma dica é contratar um desenvolvedor/empresa confiável que forneça uma plataforma e um serviço de qualidade.

Se o seu negócio for útil e apresentar uma solução diferenciada, há boas chances de você obter alguma vantagem com seu aplicativo. Por isso, analise detalhadamente as possibilidades que se relacionam ao seu mercado antes de passar suas exigências aos desenvolvedores.

Você já sabe qual é o seu público alvo, quais são suas necessidades e qual é o objetivo principal por trás da criação de um app?

Essas perguntas devem ser respondidas obrigatoriamente antes mesmo de começar a desenvolver o aplicativo. Um planejamento bem elaborado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso dessa ferramenta.

Agora que você já viu as principais razões pelo desenvolvimento de um aplicativo e o que levar em consideração antes de sua criação, saiba também que os fatores de posicionamento do Google frequentemente apresentam os apps entre os primeiros resultados de busca quando a pesquisa é realizada pelo smartphone.

Estar bem posicionado nos motores de busca é de extrema importância para qualquer tipo de negócio que queira ser visto. Assim sendo, desenvolver um aplicativo pode de fato tornar sua empresa mais conhecida pelo público, o que convenhamos, já seria um grande benefício.

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