A cada ano 15 mil novos médicos entram no mercado e o número de clínicas médicas em concorrência cada vez maior. Além dos planos de saúde oferecendo milhares de opções para os pacientes em cada especialidade médica, o acesso à internet trouxe informação aos pacientes, que são cada vez mais criteriosos e, por vezes, buscam a opinião de mais de um especialista sobre o tema.
Como se destacar neste mercado, atraindo e fidelizando pacientes?
É no marketing médico que você tem a oportunidade de destacar o seu diferencial e oferecer a melhor experiência ao paciente.
O que é marketing médico?
O marketing médico tem como princípio mostrar o valor do seu serviço aos pacientes, destacando o seu diferencial e oferecendo a melhor experiência possível a eles enquanto estão no seu consultório.
Porém, antes de criar a sua estratégia de marketing, você deve conhecer o seu público alvo.
Conheça o seu público alvo
O primeiro passo para ter uma estratégia de marketing médico que funcione é conhecer o seu público alvo, entender as suas necessidades e expectativas de atendimento.
Você pode mensurar de seus próprios pacientes informações como idade média, gênero, principais meios de comunicação que usam, se são inseridos ou não no meio digital. Entender as características e comportamentos dos seus pacientes é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing. Se você sabe os seus costumes, terá mais certeza de que meio escolher para divulgar informações. Imagine realizar um gasto em publicidade televisiva e depois descobrir que seu público assiste vídeos pelo youtube?
Conhecer seu público alvo vai além de saber como divulgar a sua clínica. Isso te ajuda a obter informações de como os pacientes esperam ser tratados e o que gostariam de ver na sua clínica. Assim, você é capaz de planejar muito melhor todas as atividades que realiza.
Estratégias de marketing médico
Atendimento, divulgação e preço são os 3 principais pilares do marketing médico, vamos entendê-los:
Atendimento
Ele se inicia desde o momento em que o paciente entra na sua clínica e vai até o momento pós-consulta, na hora do pagamento ou em uma pesquisa de satisfação, por exemplo. Ou seja, começa na recepção e é o primeiro impacto sobre a experiência do paciente no seu consultório.
Por isso, é essencial que você tenha os processos de recepção bem definidos na sua clínica. Como se referir ao paciente, o que oferecer a ele enquanto espera pela consulta (internet, café ou água, ar-condicionado, entre outros) e, até mesmo, as emoções que você desperta no paciente de acordo com o ambiente. Afinal, um paciente feliz com a experiência que teve, vai espontaneamente comentar sobre sua clínica para colegas e familiares.
Divulgação
Além de oferecer a melhor experiência durante o atendimento, você deve divulgar a sua clínica. O principal ponto da divulgação é saber como fazer a sua clínica ser lembrada pelo paciente.
Invista na identidade visual da sua clínica, tenha algo que é só seu. Você pode começar elaborando o logotipo, utilizado em todos os meios de comunicação, como receituários, cartões da clínica e até mesmo no uniforme dos funcionários.
Seguir um padrão na comunicação com seus pacientes, como dito na parte de atendimento, faz parte da sua divulgação. Lembre-se de também aplicar esse padrão em todos os canais de comunicação além da recepção, como nas redes sociais.
Preço
O preço cobrado pelas suas consultas é um dos mais importantes fatores na sua estratégia de marketing médico.
É essencial entender o seu público alvo no momento de precificar Saber quanto seus pacientes estão dispostos a pagar é a base para definir qual será a sua margem de lucro, por exemplo.
Além disso, saber quanto os seus concorrentes cobram pelos serviços é importante na hora da precificação, porque é um bom parâmetro de comparação.
O somatório da experiência durante o atendimento com o preço cobrado pelas consultas influenciam a percepção de valor do seu paciente em relação à clínica.
Métricas de marketing médico
Para saber o retorno sobre o seu investimento (ROI), existem algumas métricas. Você deve acompanhar o aumento no número de pacientes que ocorre na clínica. Para saber se o paciente foi diretamente “afetado” pela campanha, você pode perguntar no momento do cadastro por onde ele encontrou a sua clínica.
Outra métrica importante para a sua clínica é o número de pacientes que retornam para outras consultas. Esse é um dos índices mais importantes para a sua clínica, pois mostra a sua capacidade de fidelização de pacientes.
Além disso, você deve medir o ganho financeiro adquirido com esses novos pacientes e consultas de retorno. Após cada ação de marketing é essencial que você tenha esses dados anotados para medir o ROI da sua campanha e saber se você está no caminho certo ou se precisa rever a sua estratégia.
Por fim, para entender se o atendimento da sua clínica e toda a experiência do paciente estão alinhados com a expectativa formada, você pode aplicar uma pesquisa de satisfação cada vez que um paciente termina a consulta.
Meios de divulgação do marketing médico
Existem dois tipos de divulgação do marketing médico, o marketing offline e o marketing digital. Você pode optar pelas duas maneiras, mas a forma como elas funcionam é bem diferente. Entenda:
Marketing offline
O marketing offline é aquele que não depende de meios digitais para ter impacto sobre as pessoas. Mas, consiste em um conjunto de meios para divulgar os seus serviços.
Exemplos práticos desse tipo de estratégia são jornais e revistas, rádios, cartões de visita, outdoors, panfletos, propaganda por telefone e até mesmo o boca a boca.
Apesar de ainda ser bastante usado, o marketing offline apresenta algumas desvantagens que o tornam pouco atraente para pequenos negócios. São elas o alto custo de divulgação e a difícil segmentação do público alvo. Os meios utilizados para fazer a publicidade médica offline atingem muitas pessoas que não necessariamente são seus pacientes ideais, o que faz com que você gaste muito dinheiro e tenha pouco retorno com isso.
Marketing digital
O marketing digital depende de canais online para atingir o efeito desejado. As principais características desse meio de marketing médico são o baixo custo, ampla divulgação e grande alcance.
Existem diversas estratégias que você pode seguir dentro do marketing digital e comentamos sobre algumas delas a seguir:
Colocar a sua clínica na internet
O primeiro passo para ser digital é colocar a sua clínica na internet. A principal maneira de fazer isso é criar o site da sua clínica e divulgá-lo para atrair visitantes até ele.
Para divulgar a sua clínica pelo site você pode criar um perfil no Google Meu Negócio. Nele você insere as informações básicas da sua clínica, como endereço, telefone, horário de funcionamento, website e fotos. Quanto mais informações você inserir, melhor.
Assim, quando alguém pesquisar sobre a sua clínica no Google, ou algo relacionado à sua especialidade, o seu perfil aparecerá como uma das sugestões na busca, e você pode atrair mais pacientes.
Usar as redes sociais
O Facebook e o Instagram são as redes mais utilizadas atualmente para relacionamento, além delas o LinkedIn se apresenta como a principal rede para relacionamento profissional. Você deve fazer um perfil nestas redes sociais, seja para a sua clínica ou um perfil profissional para você. O fator mais relevante nesses meios são a manutenção de um perfil sempre ativo.
Para manter uma atividade constante no seu perfil, é interessante que você faça posts educacionais sobre a sua área, compartilhe artigos ou anuncie novidades sobre a sua clínica. Dessa forma, além de atrair mais pessoas para o seu consultório, é uma grande oportunidade para você mostrar todo o seu conhecimento e domínio sobre sua especialidade.
Produzir conteúdos de relevância
A internet é o primeiro lugar que recorremos para descobrir mais sobre determinado assunto, porém, muito do que vemos são informações incertas, que não necessariamente condizem com a realidade. Por isso é essencial produzir conteúdos de qualidade.
A produção de conteúdos sobre a sua especialidade, ou de assuntos recorrentes da sua área, são uma fonte preciosa de atração, pois, quanto mais autoridade você demonstrar no assunto que o paciente pesquisa, mais ele confia que você é o profissional ideal para cuidar da saúde dele.
Se você não tiver tempo para manter seu blog, pode procurar um profissional da área para te ajudar. Somos especializados nesta área e todos os artigos elaborados são pensados nas palavras-chave que são relevantes para o seu negócio e te trazem destaque de posicionamento nas buscas do Google.
E-mail marketing
Para utilizar essa ferramenta é necessário que você tenha uma lista de e-mail dos seus pacientes ou potenciais pacientes, pedindo autorização para o envio de e-mails.
Você pode utilizar o e-mail marketing para enviar newsletters, e-mails de aniversário, ou ainda programar mensagens relembrando a importância do retorno nas consultas, ou quando for época de vacinação, por exemplo. Essa é uma ótima forma de fidelização de pacientes. Uma dica é enviar esses e-mails com o logo da sua clínica, assim você será sempre lembrado pelos seus pacientes. Esse tipo de estratégia é conhecido como Inbound Marketing.
As limitações do marketing médico
Apesar da liberdade de anunciar os seus serviços, o Conselho Federal de Medicina, órgão responsável pela regulação e fiscalização da prática médica, elaborou um Manual de Publicidade Médica, no qual orienta a produção de materiais de divulgação dos serviços do médico, além de estabelecer alguns limites para essa prática.
Conheça os principais limites estabelecidos pelo CFM:
Divulgar as especialidades
Ao médico é permitido divulgar seus títulos de especialista, e seu respectivo registro no CFM, porém deve limitar-se a duas especialidades.
Equipamentos, serviços oferecidos e preços
O profissional da saúde pode divulgar os equipamentos utilizados durante a prestação do serviço. Porém, não deve ser entendido, a partir da propaganda, que existe a garantia de sucesso. Além disso, você não pode divulgar preços nem utilizar expressões como “o melhor”, “resultados garantidos”, entre outros.
Fotos de pacientes
Nesta mesma linha, é proibida a utilização da foto de pacientes para a divulgação de seus serviços em anúncios televisivos, impressos ou na internet, mesmo com a autorização do paciente.
Entrevistas
O médico pode participar de entrevistas, desde que sejam com o objetivo de trazer informações e esclarecer conceitos para a sociedade.
Em toda entrevista realizada, devem ser divulgados o nome completo do médico, além de seu CRM.
Por fim, é proibida a autopromoção do consultório, dos serviços, bem como qualquer outra informação referente ao local de trabalho do profissional durante a entrevista.
Essas foram as principais dicas para você elaborar a sua estratégia de marketing e começar a divulgar a sua clínica e seus serviços. Lembre-se que o objetivo é fornecer informações às pessoas e atraí-las ao seu consultório por causa da excelência do seu trabalho e do atendimento. Você não deve divulgar serviços que não realiza nem prometer curas que não consegue alcançar.
Fonte: blog iClinic