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Agência de Marketing Digital

Essa é uma afirmação recorrente da equipe de vendas da sua empresa e também o principal objetivo do seu marketing?

Então, vamos falar sobre leads qualificados!

Exitem os leads frios, mornos e quentes e os últimos são aqueles que estão qualificados para receber um contato comercial e comprar o seu produto.

A captura

Crie uma isca digital, como e-book, infográfico, vídeo tutorial ou a experimentação de um produto ou serviço e peça os dados do usuário. Ele se cadastrará na sua landing page em troca do que irá ganhar e passará  a ser seu lead.

Como definir a estratégia de geração de leads?

Planejamento!

Como serão traçadas as estratégias de marketing e vendas é o um ponto essencial. Afinal, é preciso que o marketing garanta uma meta de leads qualificados e também um bom ritmo na geração desses leads. Por outro lado, a equipe de vendas deve firmar metas de tempo de resposta e atendimento dos leads gerados. Por fim, é preciso que o feedback das áreas seja dado de maneira constante: a equipe de vendas deve apontar para a equipe de marketing se está recebendo, de fato, leads “quentes” e quais tipos de potenciais clientes estão dando mais retorno para que esse processo possa ser cada vez mais efetivo.

Quais são as melhores maneiras de gerar leads?

O site da PEGN publicou as melhores formas com base em estudos de mercado.

e-Books

Os livros digitais são excelentes ferramentas para disseminar conteúdo e aumentar o entendimento do seu cliente sobre temas relacionados ao seu negócio. Eles têm grande potencial de viralizar em redes sociais, e ainda contribuem para que sua empresa se torne referência sobre o assunto que ela domina. Bons e-books devem ser ricos em conteúdo prático, sendo relativamente densos, mas de fácil entendimento pelos contatos. Por exemplo, caso sua empresa trabalhe com a venda de franquia de açaí, uma boa maneira de atrair leads é divulgando e distribuindo um e-book sobre “Como o açaí vem atraindo novos consumidores”. Você atrai diretamente seu público, sem necessariamente falar sa sua solução. Seu potencial cliente está preocupado com o problema dele, não com o que sua empresa tem a oferecer. Conquiste pelo conteúdo, mostre que você existe para ajudá-lo, e só depois se preocupe em fazer uma venda.

Whitepapers

A princípio, são bem parecidos com os e-books, mas com volume e densidade menores. Podem ser encarados como newsletters ou postagens em blogs (que, não se esqueça, são excelentes veículos para landing pages) com dicas e conteúdo ligados diretamente à produção da sua empresa, demonstrando sua autoridade. Ainda utilizando o exemplo do franchising, podemos pensar em um whitepaper como “Descubra agora a franquia que atrai desde a pessoa fitness à que gosta de sobremesas ”. Em geral, os whitepapers geram muito tráfego, atraindo uma boa quantidade de leads, mesmo que eles não estejam no momento da comprar.

Webinars

Um webinar é, basicamente, uma apresentação online — é como uma palestra, entrevista ou mesmo uma simples apresentação de slides feita via internet, conectando o palestrante com os internautas em vídeo. É uma ferramenta mais “pessoal” que e-books, por exemplo, já que colocam uma figura da empresa mais “real”: afinal, em uma apresentação se utiliza voz e imagem, aumentando a possibilidade de um visitante se identificar com determinada empresa.

Produtos

Alguns produtos podem ser oferecidos gratuitamente em uma boa landing page. Uma empresa que ajuda na gestão de pequenos negócios pode disponibilizar planilhas de vendas ou um template para o controle de presença de funcionários, por exemplo, de maneira gratuita. Ou seja, você está dando ao seu cliente uma pequena amostra do que sua empresa pode oferecer, estimulando-o assim a manter contato e, potencialmente, contratar os seus serviços em versão completa.

Informação

Essa é a maneira mais simples mas uma das mais importantes para conseguir fazer a conversão de clientes. Procure manter contado com seus leads, por e-mail, por exemplo, mantendo-o informado sobre novidades do mercado, conteúdos de outras fontes que são referência para você, os novos serviços que sua empresa está prestando, promoções, descontos e até novas soluções que vocês encontraram. Dessa forma, você mantém o lead educado, lembrando de você, e o estimula a se tornar um cliente.

Faça uma Campanha de Google Ads

De acordo com o Sitewit, “As empresas produzem uma média de $2 em receita para cada $1 que elas gastam ao anunciar no Google Ads.” Anúncios pagos são 56% mais lucrativos do que a mídia social, que tem em torno de 44% de ROI.

O Google recomenda algumas práticas ao criar anúncios em sua plataforma para capturar mais leads, tais como a combinação de campanhas segmentadas por palavra-chave na rede de pesquisa do Google e na Rede de Display do Google. Veja o motivo:

  • Rede de pesquisa do Google
    Quando você anuncia na rede de pesquisa do Google, seus anúncios podem ser exibidos nas páginas de resultados de pesquisa do Google. Você seleciona palavras-chave relacionadas a sua empresa e define os lances. Quando as pessoas pesquisarem uma palavra-chave que você selecionou, seu anúncio poderá ser exibido.
  • Parceiros de pesquisa
    O Google Ads oferece a opção de exibir seus anúncios em outros sites de pesquisa além do Google. Esses sites podem direcionar mais tráfego de alta qualidade para sua empresa, ajudando a gerar leads. Seus anúncios podem ser exibidos ao lado dos resultados de pesquisa nas propriedades desses Parceiros de pesquisa.
  • Rede de Display do Google
    Você pode usar a segmentação contextual na Rede de Display do Google para direcionar sua campanha de publicidade para páginas específicas com temas relevantes à sua mensagem de publicidade. Com a segmentação contextual, correspondemos suas palavras-chave específicas a páginas relevantes da Internet. Assim, podemos mostrar sua mensagem aos clientes que estão lendo e procurando conteúdo relacionado e que têm maior probabilidade de ter interesse em seus produtos ou serviços.

Como avaliar a eficácia

Você pode avaliar alguns aspectos para identificar se sua campanha é bem-sucedida. O primeiro passo é começar a acompanhar suas conversões com uma ferramenta gratuita chamada de acompanhamento de conversões. Depois que você a configurar, poderá acompanhar algumas métricas importantes, incluindo o número de conversões, o custo por conversão e a taxa de conversão, bem como dados de conversão de palavras-chave e sobre as páginas de destino.

Dicas

Para tornar uma campanha de resposta direta eficaz:

  • Destaque uma oferta exclusiva que ofereça vantagens ao cliente.
  • Forneça informações suficientes para que o cliente tome uma decisão sobre sua ação, bem como um meio para que ele possa responder (o ideal é oferecer várias opções, como um número de telefone gratuito, uma página da Web e um e-mail).
  • Inclua uma “frase de chamariz” explícita, ou seja, a próxima ação que o cliente deverá executar.
  • Garanta que seu website seja acessível e de fácil navegação, principalmente as páginas que descrevem os produtos específicos promovidos.

Fale conosco para que possamos ajudá-lo a criar a melhor estratégia para a sua empresa, estamos a disposição!

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