Segundo o Facebook Empresas, os Stories, disponíveis em todas as plataformas do Facebook, se tornaram uma grande fonte de descoberta não só de marcas e produtos, mas também de lugares para visitar e passeios para fazer, oferecendo às empresas de turismo um espaço cheio de oportunidades.
O alcance diário do Stories no mundo:
- 400 milhões de contas no Instagram Stories.
- 300 milhões perfis do Facebook e Messenger.
- 450 milhões de pessoas no status do WhatsApp.
Como a jornada de consumo dos “viajantes a lazer” começa na inspiração, é fundamental estar presente nesses formatos para conquistá-los e levá-los até a conversão.
Hotéis, companhias aéreas, plataformas de hospedagem e até as próprias agências de viagens estão cada vez mais presentes no mundo digital. No entanto, o caminho que um viajante a lazer percorre da descoberta até a compra é longo, sendo fundamental fazer com que ele se sinta no controle em cada etapa para conquistar a sua confiança e concretizar uma venda. Então, para alcançar o seu objetivo, focar na criatividade e em um formato pensado exclusivamente para celulares é fundamental para gerar resultados.
Cases que apostaram no Stories e obtiverem Sucesso:
Objetivo: Fazer sua marca ser conhecida
O Submarino Viagens, uma das primeiras agências de viagens online do Brasil, decidiu aproveitar a visibilidade dos Stories no Instagram para fazer um concurso com pequenos influenciadores digitais (até 30 mil seguidores) e ampliar o reconhecimento da marca a partir do engajamento proporcionado pela votação aberta. O “Viaje Nesse Job” foi o primeiro concurso com esse apelo realizado por uma empresa de turismo, cujo vencedor ganhou uma viagem para Nova York com acompanhante e uma participação em um episódio do canal Tastemade Viagem.
Cerca de 500 mil contas do Instagram foram alcançadas durante a divulgação do concurso e o Submarino Viagens conseguiu mais de 16 mil seguidores engajados na plataforma durante toda a ação.
Objetivo: Inovar com tecnologia
A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de convencer os viajantes a optar por um destino em especial. Experiências mais imersivas como os Stories ajudam a despertar o desejo de visitar um lugar e também tirar fotos e fazer vídeos no local.
Para lançar a nova rota São Paulo-Lisboa, um destino bastante conhecido, além de ser a pioneira em oferecer um voo direto, a LATAM foi a primeira companhia aérea da América Latina em criar um anúncio com a tecnologia beta de AR (Realidade Aumentada) no Facebook para atrair a atenção das pessoas.
Com isso, foi possível proporcionar um gostinho de como seria estar em Lisboa, bastando abrir a câmera do celular nos Stories da plataforma. Como resultado, mais de 57 mil pessoas foram impactadas.
Objetivo: Aproveitar as datas relevantes
Não é só no começo e final do ano que as pessoas viajam. Por isso, é necessário considerar todos os meses e ocasiões para criar campanhas inovadoras e que se transformem em possibilidades para conquistar mais reservas e vendas.
Pode parecer uma conexão distante, mas, em 2014, 9 milhões de pessoas justificaram o voto durante as eleições. Pensando em encurtar distâncias, a GOL aproveitou o fato de que 10 milhões de pessoas moram fora de suas cidades natais para atingir um público específico de maneira assertiva, estimulando o deslocamento para votar.